Emilio Meyer, Fabrício Polido e Márcia Trivellato (org.)
"As diferentes abordagens trazidas pela obra Direito, democracia & internet: perspectivas constitucionais e comparadas permitem ao leitor identificar como o eixo central analítico do livro assume e demanda a investigação inter- e transdisciplinar na área do Direito, particularmente as intersecções entre teoria do direito, antropologia jurídica, direito constitucional, ciência política, relações internacionais, economia, direito comparado e o direito internacional. A perspectiva constitucional comparada, por sua vez, também presente na concepção de muitos capítulos, dialoga diretamente com o objeto do fenômeno constitucional. É possível verificar que a constitucionalização de um espaço excessivamente neoliberal é requisito fundamental para a democratização das relações advindas da era digital. Espera-se, portanto, que os vários capítulos desse livro indiquem ao leitor a efetivação dessa premissa."
Ronaldo Lemos
Autores discutem como plataformas condicionam identidades como peixe no aquário.
Clayton Robson Moreira da Silva (org.)
O livro “Administração: Ciência e Tecnologia, Estratégia, Administração Pública e Estudos Organizacionais” é uma obra publicada pela Atena Editora e divide-se em dois volumes. Este primeiro volume reúne um conjunto de vinte e cinco capítulos, em que são abordados diferentes temas que permeiam o campo da administração. Compreender os fenômenos organizacionais é o caminho para o avanço e a consolidação da ciência da administração, possibilitando a construção de um arcabouço teórico robusto e útil para que gestores possam delinear estratégias e tomar decisões eficazes do ponto de vista gerencial, contribuindo para a geração de valor nas organizações. Nesse contexto, compreendendo a pertinência e avanço dos temas aqui abordados, este livro emerge como uma fonte de pesquisa rica e diversificada, que explora a administração em suas diferentes faces, uma vez que concentra estudos desenvolvidos em diferentes contextos organizacionais. Assim, sugiro esta leitura àqueles que desejam expandir seus conhecimentos por meio de um material especializado, que contempla um amplo panorama sobre as tendências de pesquisa e aplicação da ciência administrativa. Além disso, ressalta-se que este livro visa ampliar o debate acadêmico, conduzindo docentes, pesquisadores, estudantes, gestores e demais profissionais à reflexão sobre os diferentes temas que se desenvolvem no âmbito da administração. Finalmente, agradecemos aos autores pelo empenho e dedicação, que possibilitaram a construção dessa obra de excelência, e esperamos que este livro possa ser útil àqueles que desejam ampliar seus conhecimentos sobre os temas abordados pelos autores em seus estudos.
Flávio Souza Santos e Ana Claudia Farranha
Um dos principais problemas do setor brasileiro de Ciência, Tecnologia e Inovação é a desigualdade que existe entre as cinco regiões do país. Este trabalho se propõe a fazer o detalhamento dos diversos dados das unidades federativas da região Centro-Oeste, que se mostra frágil em diversos indicadores. Através de uma comparação do ecossistema de inovação dos mesmos com o dos estados do Piauí e de Santa Catarina, busca-se descobrir as principais vulnerabilidades e carências da região Centro-Oeste, com ênfase no período entre 2016 e 2019, a fim de se verificar se ocorreram melhorias nestes sistemas, desde que o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei no 13.243/2016) foi sancionado.
Carlos Savio Teixeira e Geraldo Tadeu Monteiro
O Bolsonarismo é um fenômeno recente. Nasce de uma combinação de fatores. E vai se ajustando às circunstâncias conforme se consolida. Como um movimento político de direita, resignificou o conservadorismo brasileiro, lhe oferecendo atualizações. Acolheu em seu interior forças sociais que até meados desta década viviam uma espécie de orfandade política eleitoral. Desta forma, justapõe-se a um processo mais amplo de transformações da sociedade brasileira, do qual fazem parte a emergência dos evangélicos, a crescente exposição das pessoas às tecnologias de comunicações, a alteração nas formas de sociabilidade com a onipresença das redes sociais. Para entender como num pequeno espaço de tempo eclodiram e se amalgamaram esses e outros processos, temos de conhecer em profundidade todas as suas dimensões. Por isto esta abrangente coletânea de análises e ensaios, Bolsonarismo: Teoria e Prática, produzida a partir da mobilização da inteligência sociológica e da sensibilidade política de inúmeros estudiosos com alta qualificação, seja mais do que fundamental. É livro que, além de ensinar, estimula a pensar.